Domingo, 22 de Fevereiro de 2026
9°C 14°C
London, England
Publicidade
Anúncio

Verão Sergipe movimenta Ponta dos Mangues com esporte, lazer e cultura

Arena recebeu atletas de vôlei de praia e beach soccer feminino, além de apresentações de capoeira neste sábado, 21

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
21/02/2026 às 23h00
Verão Sergipe movimenta Ponta dos Mangues com esporte, lazer e cultura
Verão Sergipe movimenta Ponta dos Mangues com esporte, lazer e cultura// Fotos: Snows

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), realizou neste sábado, 21, mais uma grande programação do Verão Sergipe, desta vez na etapa Ponta dos Mangues, em Pacatuba. A arena montada à beira-mar recebeu competições esportivas, atividades formativas e manifestações culturais que reuniram atletas, moradores e turistas em um dia marcado por integração e valorização do litoral sergipano.

A programação contou com disputas de vôlei de praia, oficina de stand up paddle, incentivando a prática segura de esportes náuticos, jogos de beach soccer feminino e apresentações de grupos de capoeira, que encantaram o público com música, ritmo e tradição.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destacou a importância do evento para o fortalecimento do esporte e da economia local. “Levar o Verão Sergipe para Ponta dos Mangues é reafirmar o compromisso do Governo do Estado com a interiorização das políticas públicas de esporte e lazer. Estamos promovendo saúde, incentivando novos talentos e movimentando a economia local com uma programação diversificada e acessível para todos”, afirmou.

Entre os atletas, o sentimento também foi de entusiasmo. A jogadora de beach soccer Maria Joseilde, do time Aracaré, destacou a importância do evento para o fortalecimento do futebol feminino e comemorou a oportunidade de voltar à arena. “É bom demais estar aqui de novo. A gente treina o ano todo e chegar num evento organizado, com estrutura e torcida apoiando, dá ainda mais motivação. O beach soccer feminino merece esse espaço e o Verão Sergipe valoriza muito a gente. Estamos empolgadas e prontas para fazer grandes jogos”, afirmou.

A instrutora Kaliane Andrade, da equipe Salva Aquacidade, explicou como funciona a oficina de stand up paddle oferecida ao público durante a programação. “A gente começa com uma aula em solo, onde orienta sobre postura, equilíbrio e segurança. Mostramos como segurar o remo, como subir na prancha e como agir em caso de queda. Depois dessa parte inicial, levamos os participantes para a água, onde eles colocam tudo em prática já em cima da prancha, sempre com acompanhamento da equipe. É uma experiência acessível, segura e muito prazerosa”, destacou.

Participando pela primeira vez do Verão Sergipe, o mestre de capoeira Alison Barbosa, conhecido como Puma, destacou a emoção de levar o trabalho desenvolvido em Pacatuba para a arena de Ponta dos Mangues. À frente do projeto social Grupo Mandingueiro da Capoeira, ele ressaltou a importância da iniciativa para os jovens atendidos. “É uma alegria muito grande estar aqui pela primeira vez com o nosso grupo. O Mandingueiro da Capoeira nasce como projeto social em Pacatuba, transformando a vida de crianças e adolescentes por meio da cultura e do esporte. Participar do Verão Sergipe é dar visibilidade a esse trabalho e mostrar que a capoeira é disciplina, inclusão e oportunidade”, afirmou o mestre Puma.

A arena ficou bastante movimentada também com a retirada dos kits da corrida, ultrapassando inclusive o horário previsto pela organização, reflexo do grande interesse do público na etapa Ponta dos Mangues do Verão Sergipe. Moradora do povoado Betume, a cerca de 30 quilômetros de distância, Alice dos Santos fez questão de garantir presença e retirar seu kit para mais uma etapa. Participando pela primeira vez do circuito este ano, ela já correu a etapa de Aracaju e garante que não pretende mais parar. “Eu saí do Betume cedo porque não queria perder essa oportunidade. Comecei a correr agora, participei da etapa de Aracaju e me apaixonei. A corrida mudou minha vida, é uma nova fase para mim. Hoje me sinto mais confiante, com mais saúde e com novos sonhos. O Verão Sergipe me mostrou que eu sou capaz de ir além”, destacou.

A programação do Verão Sergipe segue movimentando o litoral sergipano e ainda passará pelas cidades de Abaís, Canindé de São Francisco e Barra dos Coqueiros, ampliando o alcance do projeto em diferentes regiões do estado. Neste domingo, a agenda esportiva promete fortes emoções com a realização da corrida de 5km, além das provas de aquathlon e de águas abertas, que acontecem pela primeira vez dentro da programação do evento, reforçando o compromisso do Governo do Estado em diversificar as modalidades e incentivar novos desafios aos atletas sergipanos.

Verão Sergipe 2026

O Verão Sergipe é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que leva à capital e ao interior do estado uma programação cultural e de estímulo à prática esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.

Alice dos Santos
Alice dos Santos
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias