A Tardezinha Inclusiva do mês de agosto celebra o Dia dos Pais e apresenta o tema ‘Laços de Amor: Pais-Mães’. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Associação Paraibana de Autismo (APA) e Turma Tá Blz, acontece no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, neste domingo (24), a partir das 14h.
“A Tardezinha Inclusiva é um projeto da Funjope que nós desenvolvemos com bastante cuidado e responsabilidade, porque se trata de um processo de inclusão social por meio da arte voltado para as crianças autistas. Nós já realizamos esse projeto há quase cinco anos e ele tem sido realmente um sucesso”, avalia o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele ressalta que as famílias têm comparecido com muita assiduidade e fidelidade ao projeto, onde elas recebem apoio psicopedagógico, jurídico e as crianças podem se divertir, porque é um momento de lazer. “Elas também assumem o protagonismo no palco nesse processo. A criança e o jovem autista passam a assumir a história da sua linguagem, porque têm capacidades e criatividade que precisam ser estimuladas para que possam se desenvolver”, acrescenta.
A presidente da APA, Hosana Carneiro, ressalta que essa Tardezinha é especialmente dedicada aos pais dos autistas. “Teremos apresentações de pessoas autistas representando seus pais, fazendo apresentações simbólicas, mas de muita importância. Sabemos que hoje nós temos pais muito mais presentes, pais de pessoas autistas que não abandonaram seus filhos e continuam cuidando. A Tardezinha Inclusiva é mais um momento de confraternização e de agradecimento pela vida desses pais e é sempre um momento de muita interação”, afirma.
Neste domingo, as crianças vão vivenciar uma tarde de sorrisos, música, brincadeiras e emoção, para reconhecer aqueles que fazem a diferença na vida delas e deixam marcas que o tempo não apaga.
“Agosto é o mês de celebrar o Dia dos Pais, mas na nossa Tardezinha Inclusiva vamos muito além da data. É tempo de celebrar o amor que protege, o abraço que acalma, a mão que guia e o olhar que ensina. Nossa homenagem é para todos que cuidam de verdade: pais presentes, mães que também são pais, avós, tios, padrastos e cuidadores que escolheram amar e estar presentes. Porque ser pai não é um título, é um compromisso diário de ser porto seguro, exemplo e afeto”, afirma Nik Fernandes, umas das organizadoras do evento.
Programação – O evento conta com apresentação da Turma Tá Blz, com Nik Fernandes e Jhonny Fernandes, Nay e dos palhaços Kika e Baba Baby. Também terá a presença dos convidados Julinha, Luiz Felipe, Ana Beatriz, Malu e do cantor Nilson Muniz.
Além da Feirinha Inclusiva, com produtos feitos pelas mães, haverá jogos de tabuleiro, trancistas, clínica de estética, escritório jurídico, serviços odontológicos e muita diversão nos brinquedos infláveis e piscina de bolinha.
Mín. 21° Máx. 37°