Na sexta-feira (22), a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou da inauguração do Espaço de Acolhimento “De Mulher para Mulher”, na Câmara Municipal de Picos. Voltado ao atendimento humanizado e à orientação de mulheres em situação de vulnerabilidade, o local contará com profissionais capacitados, como advogadas e assistentes sociais, para oferecer suporte inicial e encaminhamento adequado às mulheres que buscarem ajuda.
A iniciativa nasceu de um projeto da vereadora Creusa Nunes, amplamente debatido e aprovado pelo Legislativo picoense, e foi concretizada por meio da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher.
Foto: Ascom Sempi
Durante a inauguração, a secretária Zenaide Lustosa destacou a importância do espaço para o fortalecimento da rede de apoio: “Esse espaço se soma a outros equipamentos que estão sendo implantados, como o Centro de Referência da Mulher em Picos. Enfrentar a violência é uma responsabilidade do poder público e da sociedade, e essa iniciativa vem para fortalecer essa rede de apoio.”
A vereadora Creusa Nunes, autora do projeto, ressaltou o impacto da iniciativa para as mulheres do município: “As mulheres precisam de acolhimento e de apoio para romper o silêncio e não se sentirem envergonhadas em relatar a violência que enfrentam. Este espaço é um símbolo de braços abertos, de carinho e suporte, mostrando que a vida não acaba com a violência — pelo contrário, pode ser o começo de um novo caminho. Sinto orgulho em ver nosso município dando um passo à frente, mostrando que não vai deixar as mulheres ficarem caladas, silenciadas ou invisibilizadas.”
O novo espaço integra as ações locais de enfrentamento à violência contra a mulher e reforça o compromisso do município de Picos e do Governo do Estado, por meio da Sempi, em ampliar os mecanismos de proteção, acolhimento e garantia de direitos para todas as mulheres.
Mín. 21° Máx. 37°