Em uma ação inédita de saúde pública e proteção animal, a cidade de Timon recebeu neste sábado (23) um mutirão de castração de cães e gatos, promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Maranhão, Fapema e Uema. A iniciativa faz parte de um projeto piloto que pretende tornar o serviço eletivo, ou seja, permanente no município, com foco no controle populacional de animais e na prevenção de doenças como leishmaniose e leptospirose. Cerca de 50 animais, com até 15 quilos, foram castrados gratuitamente durante a ação, realizada por profissionais do Hospital Veterinário da Universidade Estadual.
O evento também oferece formação prática e qualificação profissional para estudantes de medicina veterinária, por meio do Programa de Aprimoramento Profissional e da Preceptoria, aproximando a academia das demandas sociais.
Para o presidente da Fapema, Nordman Wall, a ação representa um avanço na articulação entre instituições públicas. “Uma iniciativa muito importante e abrangente, que é fruto da parceria com a UEMA e a Prefeitura de Timon, promovendo saúde pública, bem-estar animal e equilíbrio ambiental. A atuação do Hospital Veterinário da Uema, fortalecida pelos convênios com a Fapema, permite que essas atividades extrapolem os muros da universidade, beneficiando diretamente a população”, destacou.
O prefeito de Timon, Rafael Brito, celebrou o impacto da ação e a força das parcerias institucionais. “Como o nosso governador sempre prega, é fundamental termos um governo municipalista, que trabalhe em conjunto com os prefeitos. Quero agradecer à Fundação e à Uema, pois essas parcerias fazem o serviço chegar à ponta, onde realmente importa”, afirmou.
O vice-reitor da Uema, Paulo Catunda, também reforçou o caráter social do mutirão: “Estamos aqui, hoje, proporcionando esse serviço de forma gratuita, graças à união de esforços entre as instituições envolvidas. Que esse projeto sirva como piloto para muitas outras ações como esta em todo o Maranhão”, declarou.
O diretor Administrativo e Financeiro da Fapema, Arnodson Campelo, que é médico veterinário, destacou o empenho da gestão municipal com a causa. “Recebemos o compromisso do prefeito Rafael de transformar Timon em referência nesse trabalho, especialmente por meio de programas desta natureza. Isso é de grande impacto para garantir o bem-estar animal e a saúde pública”, disse.
Moradores que participaram do mutirão ressaltaram a importância da ação. “Para nós que amamos nossos pets, é fundamental cuidar deles. A castração evita doenças, o abandono e o aumento descontrolado de filhotes”, comentou Marinete Rosário.
Márcia Patrícia de Oliveira disse que aguardava por uma oportunidade para castrar seu cachorro e parabenizou todos os envolvidos, destacando que “essa é uma ação importante para o cuidado com os nossos animais”.
Mín. 21° Máx. 37°