Com foco na promoção do bem-estar de educadores, estudantes e demais servidores da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou, nesta sexta-feira (22), a formação “Ame Sua Mente na Escola”, voltada ao fortalecimento do cuidado com a saúde mental no ambiente escolar. O curso é uma parceria com o Instituto Ame sua Mente e Itaú Social , direcionado a todos os servidores da educação.
A formação é promovida por meio da Assessoria de Convivência Educacional (ACE) e Diretoria de Formação (Difor), e aborda temas essenciais relacionados à saúde mental e ao desenvolvimento emocional no contexto escolar. Ao longo da formação, os participantes terão acesso a conteúdos e estratégias para fortalecer o acolhimento e a convivência dentro e fora da sala de aula.
“A formação é super importante para todos os profissionais da educação que atuam, seja na área docente ou não docente. Isso porque cuidar da nossa saúde mental é cuidar das nossas emoções, dos nossos pensamentos e do nosso bem-estar. Isso é super importante para que os nossos professores e os nossos servidores das áreas de apoio na escola possam ter acesso ao objeto de conhecimentos para que promovam o que nós chamamos de habilidades emocionais e sociais. Ou seja, o letramento emocional. Temos 862 profissionais inscritos neste curso, que é realizado em parceria com o Instituto Ame Sua Mente. Ou seja, 862 servidores que disseram sim, eu preciso cuidar da minha mente, eu preciso cuidar dos meus pensamentos, eu preciso cuidar do meu bem-estar para poder, dentro de uma rede de apoio e acolhimento, contribuir com o bem-estar com quem eu me relaciono”, disse o diretor de Formação (Difor), Raimundo Corrêa.
Para o coordenador da Assessoria de Convivência Educacional (ACE) e diretor de Diversidade e Inclusão (DDI), Mário Augusto Almeida, a iniciativa fortalece a comunidade escolar como um todo. “A gente geralmente tende a achar que falar de saúde mental é falar, na verdade, de transtorno e não de saúde, e a Assessoria de Convivência trabalha com sistema de prevenção, então você tendo um domínio sobre saúde mental, você consegue reconhecer em si mesmo e no outro os transtornos. Para ter uma saúde mental adequada você precisa lidar bem, estar bem consigo em qualquer campo da sua vida, qualquer campo de atuação. Ter essa consciência e saber sobre a saúde mental torna os servidores mais empoderados e, com isso, eles conseguem replicar para os estudantes e os familiares que compõem a comunidade escolar”, ressaltou.
A aula inaugural do curso foi conduzida pelo psiquiatra e neurocientista, Rodrigo Bressan. Segundo ele, é fundamental falar sobre saúde mental no ambiente escolar. “Os temas de saúde mental se tornaram uma das prioridades da educação atualmente. Eles sempre existiram, 14% dos meninos jovens, adolescentes, já tinham um transtorno mental mesmo antes da pandemia. Parece que após a pandemia isso cresceu muito, ficou muito em evidência e é uma das maiores preocupações dos professores. Nesse sentido, o Instituto Ame Sua Mente promove um letramento, uma alfabetização sobre temas de saúde mental. Estudando esse tema, a gente percebeu que os professores e os educadores são os que mais entendem de jovens. Eles entendem profundamente, mas não tanto de saúde mental. Ao levar o letramento de saúde mental, você equipa os educadores todos a lidar com questões de saúde mental, identificar situações precocemente, identificar também situações mais difíceis e que precisam ser encaminhadas. Quando você entende essas coisas e sabe como manejar, você ajuda cada vez mais as pessoas e cria na escola um ambiente mais seguro”, pontuou.
A jornada formativa segue até o dia 5 de dezembro, data em que será realizada a apresentação dos protocolos desenvolvidos durante o curso, além da celebração dos aprendizados adquiridos pelos servidores da educação.
Mín. 21° Máx. 37°