Hoje, 22 de agosto, comemora-se o Dia do Coordenador Pedagógico, profissional que é o elo entre professores, famílias e alunos. Parabéns a todos que transformam desafios em aprendizagem
Desde 2015, Luciana Monte Palma desempenha um papel imprescindível na Escola Pequeno Príncipe, localizada na Folha 32, Nova Marabá, como coordenadora pedagógica. Esta profissão é celebrada hoje, 22 de agosto.
“O coordenador pedagógico é o mediador. Ele trabalha para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Então, ele está ali para mediar o trabalho do professor, para articular a comunicação da gestão da escola com os professores”, explica Luciana Monte Palma.
Ela escolheu trabalhar com Educação para seguir os passos da mãe, também professora, que a inspirou desde criança.
“Eu fugia de casa para ir na escola que ela trabalhava só para vê-la lecionar. Então, eu cresci vendo-a ensinar, então me apaixonei pela Educação. E eu ainda amo a Educação, apesar dos desafios, que são muitos”, ressalta.
Luciana é professora concursada de Marabá há 20 anos, dos quais 15 exerce a função de coordenadora pedagógica. O convite surgiu durante uma formação voltada aos professores realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na coordenação pedagógica, Luciana atuou nas Escolas Francisca de Oliveira, na Folha 34; Jonathas Pontes Athias, na Folha 22; João Anastácio de Queiroz, na Folha 16; e atualmente na Pequeno Príncipe. Ela também atuou como professora na Escola Manoel Cordeiro Neto, no núcleo São Félix e como diretora da Escola Judith Gomes Leitão, na Marabá Pioneira.
Entre as funções executadas nesta profissão estão os planejamentos anual e bimestral, questões relacionadas ao currículo, projetos didáticos desenvolvidos na escola, entre outras atividades durante o ano letivo.
Em relação às questões curriculares, Luciana explica como é a avaliação feita pela coordenação pedagógica.
“Orienta para que o planejamento do professor esteja adequado àquilo que foi estabelecido pelas diretrizes maiores, o currículo do município; para que esteja de acordo com o que o Ministério da Educação (MEC). A parte de formação continuada do professor também é responsabilidade do coordenador pedagógico, que é o que acontece nas horas pedagógicas”, destaca.
Nesse sentido, a coordenação pedagógica atua para facilitar e articular o trabalho dos docentes e tudo o que envolve o processo de ensino-aprendizagem, seja participação, acompanhamento ou planejamento.
“Ao mesmo tempo em que o coordenador pedagógico está empenhado em acompanhar o trabalho dos professores, como acontece o processo de ensino-aprendizagem, com os alunos também. Às vezes, até com as famílias dos alunos, mas também tem que dialogar sempre com a gestão da escola, vendo como podemos melhorar, como a gente resolve os problemas em equipe. Então, o coordenador é o articulador de várias ações na escola porque ele tem contato com todos esses segmentos”, pontua.
Na Escola Pequeno Príncipe, Luciana acompanha 16 professores que ministram aulas para 492 alunos do 6° ao 9° ano.
“Educar é algo que aquece o coração da gente porque é algo muito importante para as pessoas. A gente fica muito feliz quando colhe os resultados”, conclui.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes
The post Educação: Coordenadores pedagógicos planejam e acompanham processo ensino-aprendizagem nas escolas e Núcleos de Educação Infantil appeared first on Prefeitura de Marabá .
Mín. 21° Máx. 37°