Prefeito Marçal Filho recebe autoridades japonesas e destaca início de parceria cultural, econômica e esportiva; comitiva está em Dourados para participar do 10º Campeonato Internacional de Gatebol Memuro-Brasil
Marçal Filho e vereadores posam para foto histórica com membros da comitiva japonesa em visita a Dourados. Fotos: A. Frota
O prefeito Marçal Filho recebeu no final da tarde desta sexta-feira (22), no Gabinete do Centro Administrativo Municipal (CAM), o prefeito de Memuro-Japão, Akira Teshima, acompanhado do seu chefe de Gabinete, Shuichi Azuma; do presidente do Conselho de Promoção e Desenvolvimento de Gateball e vereador Atsuhiko Kimura; e do diretor da Associação de Gateball e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Memuro, Takemitsu Suzuki.
Também participaram da recepção a presidente da Câmara Municipal de Dourados, Liandra Brambilla, o vice-presidente Inspetor Cabral e os vereadores Karla Gomes e Elias Ishy de Matos. Tanto o legislativo quanto o executivo douradense prestaram homenagens e trocaram presentes com os visitantes. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Freire e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), Eraldo Dias Leite, também estiveram presentes, entre vários representantes da comunidade nipônica local.
A comitiva japonesa está em Dourados para o 10º Campeonato Internacional de Gateball Memuro-Brasil, que será aberto na manhã deste sábado (23) e contará com participação de equipes de várias regiões do Brasil, além de equipes do Japão, Argentina, Peru e Paraguai. A atividade em Dourados marca as celebrações dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.
Prefeito Marçal Filho, de Dourados, e AkiraTeshima, de Memuro-Japão se cumprimentam
Durante a visita, mediada por intérprete, Marçal e Akira trocaram informações sobre suas cidades, sobre cultura, esporte, o clima e curiosidades das duas cidades. O prefeito de Dourados falou também da contribuição do povo japonês para o desenvolvimento do Brasil, sobretudo da região da Grande Dourados, onde é numerosa a colônia japonesa.
Ao saudar a comitiva, Marçal Filho disse que o momento é histórico e marca o início de uma parceria cultural, econômica e esportiva entre Dourados e Memuro. “Impossível falar em parceria com uma cidade japonesa sem lembrar que Dourados tem uma relação histórica com o Japão, pois centenas de famílias de imigrantes japoneses chegaram nessa terra na metade do século passado e foram fundamentais na construção da cidade que temos hoje”, enfatizou.
“Passados mais de 70 anos desde que as primeiras famílias de imigrantes japoneses chegaram em nosso município, atraídas pelas oportunidades geradas com a criação da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, posso afirmar que esse momento histórico, onde iniciamos a construção de uma relação de cidade-irmã com Memuro, vai estreitar ainda mais nossos laços”, pontuou o prefeito.
Marçal destacou a oportunidade da troca de experiências entre as gestões de Dourados e Memuro, tanto no campo do Poder Executivo quanto no Legislativo. “As cidades-irmãs formam uma importante ferramenta de aprendizagem, de desenvolvimento econômico sustentável e de crescimento cultural, criando oportunidades que beneficiam a população dos municípios envolvidos”, opinou, acrescentando que “neste cenário, Dourados e Memuro têm muito a ganhar, seja pelo estreitamento de laços culturais, pelas relações comerciais ou pela troca de experiências bem sucedidas”.
Por fim, o prefeito de Dourados disse estar honrado em receber a comitiva de Memuro. “Que na volta para casa, vocês levem na bagagem boas recordações de Dourados e que sintam vontade de retornar outras vezes à nossa cidade, onde poderemos estreitar ainda mais essa relação fraterna”, sugeriu.
O prefeito de Memuro, Akira Teshima, agradeceu em nome dos demais da comitiva pela presença marcante de autoridades locais e membros da comunidade nipônica. Fez agradecimento especial ao prefeito Marçal Filho “pela honrosa recepção e por Dourados sediar o Campeonato Internacional de Gateball” e à diretoria da associação de Gateball pelo convite. “Dessa vez nós tivemos um convite honroso para poder estar, do outro lado do mundo, até Dourados, participar do Campeonato Internacional de Gateball Memuro-Brasil”, falou, lembrando que foi na cidade japonesa de Memuro que nasceu a modalidade Gateball.
Akira Teshima considerou o momento como grande oportunidade para aumentar os laços e o intercâmbio entre os municípios. “Gostaria de continuar pedindo ao prefeito e a todos para que nosso intercâmbio cada vez fortaleça mais”, concluiu.
Marçal entregou às autoridades japonesas peças do artesanato regional, araras azuis, uma das aves símbolo de Mato Grosso do Sul e muito presentes na região de Dourados. E recebeu dos visitantes, placas em agradecimento pela acolhida e a Dourados por sediar a 10ª edição do Campeonato Internacional de Gateball Memuro-Brasil. Também retribuíram as homenagens entregando ao prefeito e vereadores douradenses canetas alusivas à competição esportiva o Pin da cidade de Memuro e leque, acessório comum entre os povos japoneses.
No encerramento, Marçal Filho reafirmou a importância da colônia japonesa na região e a sua contribuição para o desenvolvimento de Dourados. “Tenho muito respeito à colônia japonesa, por tudo que representa e por estar presente em todas as áreas”, disse. “Fico muito feliz por tê-los aqui. Espero que este seja apenas o início de uma forte e duradoura amizade e que possamos trocar experiências e, num futuro bem próximo possamos tornar Memuro e Dourados cidades-irmãs”, enfatizou.
Mín. 21° Máx. 37°