A Escola Técnica do SUS Manuel Ayres, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou, na tarde da sexta-feira (22), no auditório da sede em Belém, a cerimônia de formatura da 15ª turma do Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB). Ao todo, 30 concluintes receberam o certificado de formação, marcando mais um passo importante na qualificação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará.
Iniciado em agosto de 2023, o curso contemplou alunos dos municípios de Ananindeua, Belém, Marituba, Marapanim e Barcarena. A formação objetiva capacitar tecnicamente profissionais da área da saúde para atuarem de forma consciente, integrada e participativa na consolidação das políticas públicas do SUS.
Pela atual gestão estadual, essa é a sétima turma que se formou, e a diretora da Escola Técnica do SUS, Elizeth Braga, destacou a importância da qualificação oferecida. Ela informou que o curso contou com 18 módulos e carga horária de 1.390 horas, distribuídas entre teoria (720h), prática (320h), estágio supervisionado (350h) e a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Um dos destaques da turma foi a criação de uma cartilha de prevenção, como produto final coletivo.
“Existe uma grande procura dos municípios para a realização desse curso e já formamos mais de 200 técnicos em saúde bucal. Essa é a finalidade da escola: qualificar o servidor público que trabalha dentro dessa engrenagem que é o SUS. Após o curso, o profissional pode atuar junto ao dentista, inclusive em procedimentos voltados à prevenção e orientação. Eles saem preparados para trabalhar com conhecimento sobre as políticas públicas de saúde bucal e sua interligação com o sistema de saúde. Já temos 90% dos profissionais que se formaram atuando no Sistema Único de Saúde de seus municípios”, afirmou a diretora Elizeth Braga.
Para a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, a formação de mais uma turma representa um avanço para a saúde pública no Estado. “Ficamos felizes com essa 15ª turma formada pelo ETSUS. Esses técnicos vêm para somar à equipe de saúde bucal, composta por dentistas e atendentes, agregando ações de prevenção e promovendo a humanização no atendimento à população paraense.”
Entre os formandos, a jovem Vitória Prado, de 20 anos, compartilhou a felicidade dela pelo novo caminho profissional. “O curso é bom, com disciplinas interessantes. Agora pretendo mesmo trabalhar nessa área”, contou.
A formatura simboliza não apenas a conclusão de um ciclo, mas também o fortalecimento do compromisso da Sespa com a formação técnica e a qualificação contínua dos profissionais de saúde no estado do Pará.
Texto de Suellen Santos
Mín. 21° Máx. 37°