Estudantes de escolas gerenciadas pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) estão participando da 3ª edição do Cajuína Geek, o maior evento geek de Teresina, que acontece no Sesc Cajuína nesta sexta (22) e sábado (23), com o tema “Inteligência Artificial, emoção real”. Game educativo, produções audiovisuais e projetos literários desenvolvidos pelos alunos são apresentados ao público do evento.
Arena Tech: inovação estudantil
O protagonismo estudantil ganha destaque na Arena Tech, onde está sendo apresentado o game educativo “Polyglot”, desenvolvido por alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Maria Modestina Bezerra (Teresina). A iniciativa mostra como o ensino de inteligência artificial, presente em todas as escolas da rede, já está gerando resultados importantes.
O estudante João Gabriel, um dos desenvolvedores da tecnologia, conta que o projeto envolve o uso de inteligência artificial em todas as suas etapas. “O jogo simula experiências de viagem e conversação em diferentes idiomas, contribuindo para o aprendizado de idiomas de maneira natural e dinâmica”, afirma.
Cinema: criatividade audiovisual
As ideias criativas que viraram filmes também estão no Cajuína Geek. O projeto Cinema na Escola Seduc leva ao público curtas-metragens produzidos por estudantes do Curso Técnico em Audiovisual de cinco escolas da rede estadual. As sessões de cinema têm como exibição os filmes:
Clube de Leitura: leitura e imaginação
Na Biblioteca, o protagonismo literário dos estudantes será evidenciado com apresentações de projetos de Clubes de Leitura da rede, que incentivam o hábito da leitura e o diálogo crítico entre alunos e professores. Os alunos irão compartilhar os projetos desenvolvidos nas bibliotecas das escolas: Literarte, do Ceti João Henrique de Almeida Sousa; Ataliba, o Vaqueiro, do Ceti Maria Modestina Bezerra; e Leitura em Qualquer Canto, do Ceti Fontes Ibiapina.
Estudante do Ceti João Henrique de Almeida Sousa, Letícia Carvalho explica que o tema abordado no Projeto Literarte 2025 é a Ditadura Militar. “Este ano, o fim da Ditadura Militar completa 40 anos e pensamos que seria uma boa ideia retratar este período da história brasileira, envolvendo literatura e resistência. É uma forma de nunca mais esquecermos o que foi a Ditadura Militar, para que não se repita hoje em dia”, detalhou a aluna.
A Seduc leva ao evento um público de mais de 700 estudantes da rede estadual de Teresina que terão contato direto com programação diversificada, unindo games, animes, tecnologia, K-pop, concursos de cosplay, oficinas, palestras e feira geek. O público conhecerá mais sobre o ensino de IA presente nas escolas da rede estadual e as atividades de inovação que transformam as experiências dos estudantes.
A participação ativa em diferentes espaços de tecnologia, audiovisual e literatura destaca a inovação, a criatividade e o protagonismo dos estudantes. “Nossos estudantes estão levando ao Cajuína Geek os conteúdos de inteligência artificial, games, audiovisual e literatura. Tudo que está presente no seu cotidiano nas escolas e que os prepara para o futuro”, destacou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Mín. 21° Máx. 37°